Esta documentação é para a versão 4.0 do Ekiga.
Copyright © 2003-2012 Damien Sandras
Copyright © 2003-2004 Matthias Redlich
Copyright © 2003-2004 Christopher Warner
Copyright © 2006, 2007. Irapuan Pascoal (irapuan.menezes@gmail.com)
Copyright © 2007. Andre Noel (andrenoel@ubuntu.com)
Copyright © 2008. Leonardo Gregianin (leogregianin@gmail.com)
Copyright © 2013. Rafael Ferreira (rafael.f.f1@gmail.com)
Histórico de Revisões | |
---|---|
Revisão Manual do Ekiga 4.0 | 2012-06-03 |
Revisão Manual do Ekiga 3.0 | 2008-08-31 |
Revisão Manual do Ekiga 2.0 | 2006-01-22 |
Resumo
Ekiga é um aplicativo para voz sobre IP, telefonia IP, e vídeo conferência, com suporte para vários codecs de áudio e vídeo.
Ekiga é uma aplicação livre de Voz sobre IP, Telefonia IP e de Vídeo Conferência para Linux e outros Unices (ex. BSD, OpenSolares ou MacOSX). Esse aplicativo foi escrito por Damien Sandras e está licenciado nos termos da GNU/GPL.
O Ekiga é capaz de usar protocolos de Voz sobre IP modernos, tais como SIP e H.323. O Ekiga tem suporte a todos os recursos mais importantes definidos nesses protocolos, tais como chamada em espera, transferência de chamada, encaminhamento de chamada, ... Também possui suporte básico a mensagens instantâneas e Presença. Também tem suporte avançado a NAT transversal. O Ekiga tem suporte aos melhores codecs livres de áudio e vídeo, e possui suporte a banda larga para uma qualidade superior de áudio junto com cancelamento de eco.
O Protocolo de Início de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é o protocolo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho IETF MMUSIC e foi proposto como padrão para início, modificação e término de uma sessão interativa que envolve elementos multimídia tais como vídeo, voz, mensagem instantânea, jogos on-line e realidade virtual. Em Novembro de 2000, o SIP foi aceito como um protocolo de sinalização 3GPP e elemento permanente da arquitetura IMS. Ele é um dos protocolos de Voz sobre IP mais utilizados.
H.323 foi originalmente criado para prover um mecanismo para transportar aplicativos multimídia sobre LANs, mas evoluiu rapidamente para atender às necessidades de crescimento das redes VoIP. Um ponto forte do H.323 era a disponibilidade relativamente precoce de um conjunto de padrões, não somente definindo o modelo básico de chamada, mas também os serviços suplementares, necessários para atender as expectativas de comunicação das empresas. H.323 foi o primeiro padrão VoIP a adotar o padrão IETF RTP para transportar áudio e vídeo sobre redes IP. H.323 é baseado no protocolo ISDN Q.931 e é apropriado para a conexão entre IP e ISDN, respectivamente entre IP e QSIG. Um modelo de chamada, similar ao modelo de chamada do ISDN, facilita o uso de Telefonia IP em redes de sistemas PABX baseados em ISDN.